quinta-feira, setembro 24, 2009

Beber líquido durante as refeições é prejudicial para a saúde?

Sábado, hora do almoço, nos restaurantes e lanchonetes que passamos, a maioria das mesas tinham pratos acompanhados de um copo de refrigerante ou suco. Para a nutricionista Alina Ribeiro, a ingestão de líquidos durante as refeições é um assunto muito discutido. Alina afirma que para certas pessoas, o hábito é prejudicial, enquanto para outras é benéfico.
Pessoas que apresentam refluxo, hérnia de hiato ou gastrite, não devem manter o hábito de ingerir líquidos junto com a comida. Porém, pessoas que passaram por uma radioterapia e têm redução na produção de saliva devem ingerir sucos e refrescos para auxiliar na deglutição.
A atendente de lanchonete Claudirene dos Santos, conta que raramente toma líquido enquanto come, “não tenho o hábito, é uma vez por semana e olhe lá”. Segundo ela, desde pequena foi acostumada a não tomar nada enquanto comia, “quando bebo algo com a comida sinto que rapidamente fico com o estômago cheio”.
Já para o músico Samuel Clever, comer sem beber refrigerante não dá certo, caso contrário, “a comida não desce”.
Para a aposentada Neusa Cardoso, que lê muito sobre o assunto, esse costume é descartado. Além disso, “acho que beber líquido junto com a comida faz mal, dá impressão de aumento da barriga”.
A nutricionista Alina explica que não se ganha barriga por ingerir líquidos, a digestão mais fácil favorece a ingestão maior de alimentos, o que pode proporcionar o aumento de peso. Segundo Alina, os alimentos ficando mais tempo no trato digestório, também, acabam sendo fermentados pela flora intestinal, ocasionando a sensação de barriga estufada.