quinta-feira, setembro 24, 2009

Beber líquido durante as refeições é prejudicial para a saúde?

Sábado, hora do almoço, nos restaurantes e lanchonetes que passamos, a maioria das mesas tinham pratos acompanhados de um copo de refrigerante ou suco. Para a nutricionista Alina Ribeiro, a ingestão de líquidos durante as refeições é um assunto muito discutido. Alina afirma que para certas pessoas, o hábito é prejudicial, enquanto para outras é benéfico.
Pessoas que apresentam refluxo, hérnia de hiato ou gastrite, não devem manter o hábito de ingerir líquidos junto com a comida. Porém, pessoas que passaram por uma radioterapia e têm redução na produção de saliva devem ingerir sucos e refrescos para auxiliar na deglutição.
A atendente de lanchonete Claudirene dos Santos, conta que raramente toma líquido enquanto come, “não tenho o hábito, é uma vez por semana e olhe lá”. Segundo ela, desde pequena foi acostumada a não tomar nada enquanto comia, “quando bebo algo com a comida sinto que rapidamente fico com o estômago cheio”.
Já para o músico Samuel Clever, comer sem beber refrigerante não dá certo, caso contrário, “a comida não desce”.
Para a aposentada Neusa Cardoso, que lê muito sobre o assunto, esse costume é descartado. Além disso, “acho que beber líquido junto com a comida faz mal, dá impressão de aumento da barriga”.
A nutricionista Alina explica que não se ganha barriga por ingerir líquidos, a digestão mais fácil favorece a ingestão maior de alimentos, o que pode proporcionar o aumento de peso. Segundo Alina, os alimentos ficando mais tempo no trato digestório, também, acabam sendo fermentados pela flora intestinal, ocasionando a sensação de barriga estufada.

quarta-feira, setembro 23, 2009

Temos o prazer de lhe apresentar o GOURMET VIRTUAL site e revista online.

Trata-se de uma mídia virtual especializada em informação, cultura, entretenimento e lazer na área da gastronomia. Sua tecnologia permite que o internauta folheie a revista, como se ela estivesse em suas mãos.

A linha editorial da revista se norteia por matérias calcadas na cultura, saúde, mercado, turismo, entre outros. O Gourmet Virtual também se preocupa em ouvir os especialistas da área, contado com a participação de chefs, nutricionistas e outros profissionais desse segmento. Você também irá encontrar receitas, dicas e curiosidades para os amantes da gastronomia, além de notícias e eventos que contribuem para uma boa gestão dos negócios do setor. As matérias inéditas, o layout diferenciado, fotos de encher os olhos e a presença de grandes nomes da gastronomia tornam sua leitura ainda mais saborosa. Uma revista recheada com muita gastronomia, um mundo que, de alguma forma, está na sua vida.

Venha também fazer parte da comunidade do Gourmet Virtual no Orkut e seja um colaborador de sua produção editorial, indicando restaurantes, compartilhando receitas, tirando suas dúvidas com os colunistas, emitindo sua opinião e saboreando um delicioso conteúdo. Esta comunidade é dedicada às pessoas como você, que gostam de comer bem, apreciar os bons acepipes e compartilhar esta prazerosa experiência com os amigos.

Venha remexer os ingredientes desta fantástica receita de sucesso!

Cursos, palestras, e oficinas gratuitas no festival gastronômico do Mercado Central.

Grandes nomes da culinária mineira ministrarão cursos, palestras e oficinas durante o Festival Gastronômico do Mercado Central, que acontecerá de 23 a 27 de setembro, de 10 às 18 horas, no Espaço Cultural 1 e 2, no estacionamento do Mercado. O evento faz parte da programação das comemorações dos 80 anos do Mercado Central, e possui entrada e inscrições gratuitas, que podem ser feitas antecipadamente no próprio Mercado.

Serão oferecidos cursos como: Etiqueta na Mesa, que será ministrado por Jader Moraes Matias, do Senac; de Rotulagem de Alimentos, de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos: Ferramenta de Gerenciamento, e sobre Higiene para Manipuladores de Alimentos, com Rosemaire Xavier de Ávila, da Agisa Segurança Alimentar; de Cafés Especiais, e WorkShop de Baristas, com Ruimar Oliveira; e sobre o Delicioso Mundo do Vinho, oferecido pela Vinícola Aliança/SBAV.

O renomado Chef Penninha comandará oficinas sobre: Os 4 Mandamentos do Churrasco; O Boi todo Churrasqueável; Diferenciais no Churrasco Kafta e Capivara Ecológica; Churrasco de Aves e Suínos; Transformando carnes de 2ª em Carnes Nobres; e Sobremesa na Brasa.

Serão oferecidas também oficinas como Preparo de Sanduíches Enrolados – Wraps, e Preparo de Saladas Especiais, por Alexandre Frigo do Senac; Preparo de Coquetéis, por Joel Veloso, do Senac; Conheça um pouco mais sobre Macarrão, com o Chef Elias, da Vilma Alimentos; de Harmonizando com as pimentas do “Chef Túlio”, ministrada pelo próprio Chef Túlio; de Cervejas Especiais, com Marco Antonio Falcone; O Bom Atendimento em Bares e Restaurantes, com Leandro Ladeira; e Receitas a base de Mandioca, com Guilherme Caetano.

Os conhecidos Chefs Matuzalém, do restaurante homônimo; Zoroastro, do restaurante Feliz; Ilmar, do restaurante Casa Cheia; Bruno Albergaria, do Ouro Minas; e Manoel, do Othon Palace também ministrarão oficinas com temas ainda a serem definidos.

O Festival
Será montada uma completa infraestrutura com sala para cursos e palestras, cozinha para oficinas e concurso gastronômico, balcões para degustação e estandes para promoções de produtos e serviços.

O Festival é uma promoção do Mercado Central, com a realização da Mensagem & Imagem Consultoria e Eventos - empresa de Marcos Valério Rocha conhecido profissional do trade turístico mineiro, e conta com o apoio da Abrasel/MG.

SERVIÇO:
Festival Gastronômico do Mercado Central
Data: 23 a 27 de setembro de 2009
Horário: de 10 às 18 horas
Local: Espaço Cultural 1 e 2 do Mercado Central (Av. Augusto de Lima, 744 - Centro).
Entrada: Gratuita
Inscrições: Balcão de atendimento do Festival Gastronômico no Mercado Central
Informações: (31) 3274-9434

Mercado Central: Prepare-se para uma aventura da diversidade.

Prepare-se para uma aventura da diversidade. Sabe aquele tradicional queijo minas, você encontra lá. E comer um pedaço de abacaxi picado na hora ou aquele saboroso fígado acebolado com jiló. E tem muito mais: pimenta, temperos, hortaliças, panelas, colher de pau, embutidos, produtos típicos, artesanato, carnes, peixes, flores, cachaças, doces e uma infinidade de produtos carregados de cultura.

No dia 07 de setembro desse ano o Mercado Central completa 80 anos de existência, um gigante que faz parte da história da capital mineira. Um elemento importante não só na economia da cidade, mas também com grande representatividade no turismo e cultura local. Para celebrar a data, fomos ao Mercado com objetivo de mostrar algumas de suas belezas.

“O mercado é onde procuro inspiração para elaborar novos pratos e onde encontro produtos diferenciados em relação ao frescor e sabor dos ingredientes. Além disso, o clima de convivialidade nos remete a nossa mineirice.”


Bruno Albergari


Muito prazer. Não se assuste, sou um senhor de idade e se caduquice é fazer das experiências uma força vital, então sou caduco de tudo. Nascido em uma cidade jovem, que tinha apenas 31 anos na época, vim para ficar. Belo Horizonte é minha casa, ser mineiro é meu orgulho.

Para sobreviver, passei por mudanças físicas e espirituais. Antes, era ao ar livre, hoje sou adepto a sombra e água fresca. Na minha juventude, estive à frente de manifestações e lutas para continuar de pé. E já deixo meu recado, continuo vivaz para qualquer briga que vier, não queira mexer com um dos meus.

Possuo uma coroa de abacaxi em cima de uma cabeça de repolho e com cabelos de anjo por baixo. O meu umbigo é de banana e o dente de alho. Eu aponto com um dedo de moça e piso com o pé de mandioca. Posso até parecer estranho, mas estou sempre aberto para todas as tribos e estilos.

Em 80 anos de existência, aprendi muito com os calos e lições de vida que por mim passaram. E não estou cansado, quero viver muito mais. Tenho sede de mostrar a todos a maravilha da cultura e tradição da nossa terra.

Estou feliz com a sorte que tenho, só gostaria de não ficar sozinho. Repito, sou um senhor de idade e caduco de tudo. Muito prazer.

Francisco Romão