Você se sente seguro quanto ao que está comendo quando se alimenta em um restaurante ou bar? E se você souber que o estabelecimento possui um nutricionista Responsável Técnico (RT), o quadro muda? Para assegurar a presença de um profissional da área de nutrição, garantir sua responsabilidade técnica em empresas da área de alimentação e zelar pela saúde do trabalhador e pela pública de modo geral, o Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-5) vai lançar, no próximo dia 19, no Hospital Português, o selo de presença profissional. Em Salvador, inicialmente, cerca de 400 estabelecimentos receberão o certificado, que trará a inscrição “Fique Tranqüilo! Esta empresa cuida da sua alimentação”.
Para garantir a qualidade nutricional dos alimentos e evitar casos freqüentemente divulgados pela imprensa de empresas que não cumprem as mínimas exigências de higiene e manuseio, os bares e restaurantes da Bahia e de Sergipe serão estimulados, com a criação do certificado, a ter um nutricionista em seu Quadro Técnico. Este profissional deve garantir, no mínimo, “controle da temperatura dos alimentos e de qualidade de um modo geral, desde a matéria-prima até o produto final; qualificação de mão de obra (já que nutricionistas também capacitam chefes e auxiliares de cozinha) e redução de custos de produção, entre outras vantagens”, explica a conselheira do CRN-5, Ana Karina de Assis Braga.
Ela explica que o nutricionista Responsável Técnico precisa cumprir uma carga horária mínima que depende do tamanho do estabelecimento. “São no mínimo 10 horas semanais”. O melhor para o consumidor é que se ele for vítima de uma infecção intestinal em decorrência do consumo de alimentos estragados, por exemplo, o RT pode ser responsabilizado civilmente e até penalmente.